Como Ganhar Dinheiro com o Instagram em 2020

Negócios e Tecnologia Out 26, 2020


O Instagram é a segunda maior rede social no momento, com mais de mil milhões de pessoas a utilizarem a aplicação todos os meses, perdendo apenas para o Facebook.

Sendo uma plataforma maioritariamente visual, é perfeita para marketing digital e é assim que se ganha dinheiro no Instagram: utilizar a tua audiência para publicitar produtos e/ou serviços teus ou de outras empresas que queiram trabalhar contigo.


Muito se tem falado sobre Influencers e secalhar já olhaste para os teus seguidores e ponderaste se serias capaz de o ser também e de fazer dinheiro com o Instagram. Antes de começarmos, vamos esclarecer uma grande dúvida que podes ter:

"Quantos seguidores preciso para ganhar dinheiro?"

Não precisas de tantos quanto poderias pensar.

Tudo depende do tipo de público que pretendes alcançar e o quão envolvido com a tua página o teu público é (se são ativos a escrever comentários, dar likes, etc.) - ter mais de 50/100mil seguidores falsos ou comprados não te vai ajudar.

Os Instagrammers de topo podem fazer milhares de euros por cada post, mas se tiveres uma pequena audiência de 1000 seguidores ativos e envolvidos, tens potencial de começar a fazer dinheiro.

Podes também ler o nosso artigo sobre como ganhar mais seguidores no Instagram.


1. Posts patrocinados

Os posts patrocinados são possívelmente a primeira coisa que te vem à cabeça quando pensas em Influencers do Instagram.

Esta estratégia é marketing puro. Não tens que ter um produto/serviço teu, tudo o que precisas é de seguidores envolvidos e uma marca que esteja disponível para te patrocinar.

Muitas vezes as marcas contactam-te diretamente se tiveres um público grande, mas também podes ser tu a contactar as marcas e a propor algum tipo de patrocínio sendo que os termos do contrato são depois falados entre vocês.

Podes-te inscrever também numa plataforma desenhada específicamente para pôr as marcas e os influencers em contacto como a UpFluence, a AspireIQ ou a Famebit.

Tenta encontrar um preço que funcione para ambos os lados e não te esqueças que a tua marca pessoal está acima de tudo, não aceites propostas de produtos/serviços que não acredites, a autenticidade vai ajudar-te a encontrar melhores propostas e marcas mais conceituadas e consequentemente, que pagam mais.


2. Marketing de Afiliados

Ao contrário dos posts patrocinados, com o marketing de afiliados o teu objetivo é fazer vendas e não só mostrar o produto.

É mais fácil começar com o marketing de afiliados visto que o risco para as marcas e empresas que vais estar a promocionar é menor: pagam-te uma comissão por cada compra que for feita pelo teu link de afiliados ou um código promocional.

O Instagram é a plataforma perfeita para esta estratégia por haver uma confiança maior entre os influenciadores e o público, logo uma taxa de conversão maior.

Basicamente, o que tens de fazer é contactar marcas que gostes para saber se têm algum programa de afiliados e depois recomendar as tuas canetas favoritas, paletas de maquilhagem, marca de roupa, o que for no teu Instagram.

Ao fazeres esta parceria, recebes um link ou um código promocional só teu, para as marcas saberem que a compra foi recomendada por ti.

Não te esqueças também que cada marca tem comissões diferentes e objetivos diferentes.

  • Podes-te registar numa plataforma de marketing de afiliados, como o Shareasale onde encontras marcas com este tipo de programas muito mais facilmente.

Tem cuidado para não aborreceres a tua audiência com demasiadas publicidades, tenta manter o teu conteúdo diário e insere uma ou outra publicidade: para além de gerares valor para os que possam estar interessados, os que não estão vão perceber.


3. Vende os teus próprios produtos

Se fazes peças de artesanato, roupa, ou tens um produto ou serviço qualquer teu, podes utilizar a tua audiência para os venderes diretamente.

Modelos vendem roupas. Especialistas em marketing vendem cursos online. O teu produto pode ser uma extensão natural e intuitiva do que já fazes no teu dia a dia.

Podes vender stickers, pins, quadros, deixa a imaginação fluir.

E se já tens um negócio, então utilizar o Instagram como uma plataforma de marketing adicional encaixa na perfeição.


Notas finais

Não compres seguidores falsos.

Para além de não funcionar, se comprares seguidores falsos para ganhares mais dinheiro com estas estratégias que te mostrámos, podes ser processado por fraude pelas empresas que te contrataram.


Utiliza ferramentas para o Instagram.

imensas ferramentas à tua disposição, ferramentas que:

  • Fazem posts e publicam stories automaticamente, como o Later ou o Combin - Ambos têm planos grátis mas são extremamente limitados, então deves considerar fazer upgrade para os planos pagos.
  • Ferramentas de edição de fotos (Adobe Lightroom, Boomerang, VSCO, etc)
  • Ferramentas de criação de posts e outros designs como o Canva.

*Lê aqui o nosso post detalhado sobre ferramentas do Instagram*

6 Ferramentas Úteis para o Instagram | trabalha em casa
Encontra aqui várias ferramentas que precisas para seres ainda mais bem sucedido no Instagram: ferramentas de automação de posts e stories e ferramentas de crescimento e análise.

Responde rápido aos teus clientes / audiência

Uma resposta rápida gera confiança na tua marca pessoal e pode-te ajudar a fazer algumas vendas.

Etiquetas

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.