Criar uma Loja Online

Vendas Online Out 25, 2020

Todos nós gostaríamos de fazer um pouco de dinheiro extra aqui e ali - e construir uma loja online é a maneira perfeita de gerar receita adicional.

Neste artigo ensinamos-te passo-a-passo a criares uma loja de comércio eletrónico, quer já tenhas um negócio físico ou estejas a começar um negócio online.


1º Passo

Encontra o construtor de loja online perfeito

Um construtor de comércio eletrónico é um software online que  te permite criar a tua própria loja online, sem a necessidade de seres um profissional em tecnologia ou de teres conhecimento de codificação. Tudo o que precisas é de uma conexão à Internet e uma ótima ideia de negócio!

Ao iniciares uma loja online, o primeiro passo é escolher o construtor de lojas online certo. Existem muitos construtores de lojas online por aí. Alguns são baratos, alguns são caros, outros são confiáveis e outros ... não. Com tantas opções por onde escolher, pensámos em facilitar-te um pouco a escolha.

Abaixo mostramos-te as duas principais plataformas de comércio eletrónico que recomendamos: o Shopify para grandes lojas online e o Wix para as menores.

"Qual devo escolher ?"

Sabemos que a escolha pode parecer difícil, mas tudo se resume ao propósito e ao tamanho da tua loja online. Para facilitar esta escolha, podemos-te informar um pouco mais sobre qual plataforma poderá corresponder ás tuas necessidades.

- Para grandes lojas

Se estás a planear criar uma loja de comércio eletrónico completa, vender mais de 10 produtos e ter um faturamento de mais de 1000€, recomendamos o Shopify.

Planos: 29€ - 299€ / mês
Designs: Mais de 50 temas
Recursos / Ferramentas: Forte gerenciamento de inventário, marketing por email e ferramentas de vendas. Basicamente, tudo o que precisas para uma loja totalmente funcional.
Comissão: 2,9-2,6%, mais uma taxa de transação de 30 cêntimos (a não ser que utilizes o Shopify Payments)

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- Para pequenas lojas

Se estás a planear vender alguns produtos, recomendamos o Wix. É super fácil de configurar e os designs são ótimos.

Planos: 20€ - 45€ / mês
Designs: Mais de 500 temas elegantes
Recursos / Ferramentas: menos poderosos que os do Shopify, mas mais que adequados para uma loja menor
Comissão: nenhuma

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Testa o construtor que escolheste

Se queres criar uma loja online de sucesso, precisas de testar o criador de sites de comércio eletrónico antes de começares a criar o teu negócio.

A melhor maneira de experimentares é com um teste gratuito - ou vários! Não testes apenas um - podes experimentar e comparar diferentes criadores de lojas online para encontrar o que se ajusta melhor a ti e á tua empresa. Segue os links abaixo para experimentares uma avaliação gratuita:

Faz alguns test drives e descobre qual é o que combina melhor contigo.


Queres criar um site sem uma loja online?

Este guia foca-se na criação de uma loja online. As etapas são específicas para o comércio eletrónico. Podes encontrar etapas gerais para criar um site ou um blog no nosso artigo.

Como criar um Website / Blog | trabalha em casa
Criar um website/blog pode ser uma das maneiras mais rentáveis de começares a ganhar dinheiro na internet.

2º Passo

Escolhe o melhor plano para ti

Depois de testares alguns construtores e ficares satisfeito com a tua escolha, precisas de subscrever o plano certo para poderes começar a construir. Diferentes níveis de planos vêm com diferentes recursos. Como podes esperar, quanto mais pagas, mais recursos e ferramentas recebes.

O plano que melhor te convém depende do tamanho do teu negócio e das tuas ambições de crescimento. Se pretendes criar uma loja de comércio eletrónico, precisas de um plano pago. Carregar e vender produtos requer um software mais complicado do que criar um site normal.

Os planos começam em apenas 10€ por mês (Plano Pro da Weebly). Vê rapidamente os preços iniciais dos quatro construtores principais de lojas online:

Estes preços referem-se ao plano mais barato que te permite vender online - o Weebly permite que vendas gratuitamente, o que é bastante raro!
No entanto, vais precisar de atualizar para o Plano Pro de 10€ por mês para removeres os anúncios da tua loja.

Se estiveres a lançar a tua primeira loja online, o Basic Shopify e o Wix eCommerce fornecem-te facilmente poder de fogo suficiente. Ao aprender a criar uma loja online, uma regra geral é: quantos mais produtos e receitas tiveres, melhor terá de ser o plano.

Quantos produtos planeias vender ?

Se não planeias vender muitos produtos, um plano mais simples com taxas mais baixas pode ser adequado. Não há limite de produtos em nenhum dos principais planos do Shopify. No entanto, quanto mais produtos venderes, mais o upgrade para um plano avançado faz sentido financeiramente.

Isto deve-se às taxas de transação. Se estás a gerar muito dinheiro em receita, mesmo uma pequena queda nas taxas pode melhorar os teus resultados.

Quanto queres pagar?

O Shopify Basic custa menos de 30€ por mês, enquanto que o Wix eCommerce começa em 17€. Se os produtos estiverem a voar das tuas prateleiras virtuais, este investimento é trivial.

Não te preocupes se não tiveres a certeza qual plano deves subscrever. Fala com um consultor do construtor da tua loja e ele poderá ajudar.

Que recursos precisas ?

Lembra-te, lojas diferentes têm necessidades diferentes. O Shopify pode ser mais caro, mas oferece mais recursos. O Wix eCommerce é bom para o essencial.

Quanto mais pagas, mais recebes, como podes ver nesta tabela de recursos do Shopify:


Podes construir uma loja online à borla?

Sim! Já falámos sobre o Weebly, que te permite vender online sem pagar um único cêntimo. Este é o melhor criador de sites de comércio eletrónico gratuito no mercado.


3º Passo

Obtém um domínio para a tua loja

Um domínio é o pedaço de um URL que identifica o nome da tua loja. Um bom domínio é essencial para o lançamento de uma loja online de sucesso. Cria confiança com os clientes e ajuda a estabelecer a tua marca.

Digamos que és a Nike (todos podemos sonhar). Abaixo está o URL da Nike, com o nome do domínio a negrito:

https://www.nike.com

Este é o domínio principal. É o que os clientes veem na barra de endereço e nas pesquisas do Google. Pensa no teu domínio como o sinal que fica acima de uma loja na vida real.

Podes comprar um nome de domínio através do Shopify e do Wix por cerca de 10€-20€ por ano.

Como alternativa, também podes usar um registador de domínios como o dominios.pt para comprar um domínio e vinculá-lo ao teu construtor de lojas online.

Dominios.pt, Alojamento Web e Cloud Server - Dominios
Dominios.pt é líder nacional na prestação de serviços de registo de domínios .pt, alojamento web, servidores dedicados e cloud servers.

Já tens um domínio ?

Se já tens um domínio, não te preocupes. Podes transferi-lo para o construtor da loja online e cancelar o contrato com o teu fornecedor original. Ou, se quiseres ficar com o teu provedor de domínio, podes vincular o domínio à página do construtor. Para fazeres isso, entra em contato com o teu provedor de domínio atual.


4º Passo

Escolhe um template

Com os templates (também conhecidos por temas), podes fazer com que o teu site pareça profissional sem seres um especialista em design ou tocares em qualquer código!

Escolher temas no Shopify é fácil. Tudo o que tens de fazer é selecionar um template no mercado do construtor.

Com o Wix, Squarespace e Weebly, é muito parecido. Começas por escolher um template, dividido em diferentes categorias. Cada categoria representa um setor diferente. Por exemplo, tens modelos para blogs, serviços comerciais e lojas online.

A Squarespace possui os melhores designs do mercado. Portanto, se realmente precisas de destacar os teus produtos, é um ótimo lugar para começares a procurar.

Crie um Site – Construtor de Sites – Squarespace
O Squarespace é a solução tudo em um para quem deseja criar um site bonito. Estão incluídos domínios, eCommerce, hospedagem, galerias, métricas e suporte 24h.

5º Passo

Personaliza o teu tema

Depois de escolheres um tema, acessa a ferramenta de administração da tua loja para começares a personalizar. Personalizar é fácil e podes alterar praticamente tudo. Isto inclui:

  • Tamanho e fonte do texto
  • Esquema de cores
  • Imagens
  • Posicionamento dos produtos
  • Recursos
  • Incorporar Redes Sociais

A lista continua. A maioria dos construtores de lojas online também permite incorporar aplicações. Queres ver um exemplo de um bom tema de loja de comércio eletrónico em ação?

Esta loja online foi construída com o Wix ADI (Artificial Design Intelligence) em apenas alguns minutos. Aqui, podes ver como é fácil editar e personalizar o tema - basta substituir imagens, texto, adicionar vídeos ou alterar o esquema de cores para se adequar à tua própria marca e design:


6º Passo

Adiciona os teus produtos

Agora que já criaste uma loja online elegante usando um modelo, precisas de adicionar os teus produtos.

tannergoods.eu é uma loja online criada com o Shopify, especializada em produtos de pele.

Tanner Goods EU - Now Shipping From The UK
Description Mazama was created to bring people together around the warmth of good conversation with the unique character of well-crafted ceramics. Our Stacking Bowl was designed with modern bowl recipes in mind, yet remains a versatile go-to for any culinary occasion from mac & cheese to curry an…

Usando um construtor de lojas online, tens imenso controlo sobre as páginas dos teus produtos. A imagem acima mostra como podes combinar estilo e minimalismo para criar uma aparência única. As coisas principais que precisas para adicionar um produto são:

  • Nome
  • Preço
  • Categoria
  • Peso (para produtos físicos)
  • Arquivo (para produtos para download, como ebooks).

Diferentes construtores de lojas online têm limites diferentes para:

  • O número de produtos que podes inserir na loja
  • O número de opções para cada produto (o mesmo produto, mas com tamanho ou cor diferente)
  • O número de variantes do produto (uma combinação de duas opções: por exemplo, uma camisa azul de tamanho médio)

Verifica se o limite de cada construtor atende às necessidades da tua empresa.


7º Passo

Configura os métodos de pagamento

De  seguida, precisas de configurar os métodos de pagamento. Esta é uma parte crucial da conversão de um visitante em um comprador. Os criadores de sites de comércio eletrónico facilitam-te este processo para que possas começar com as melhores (e mais eficazes) opções de pagamento.

Eles ajudam-te a conectar diretamente várias opções de pagamento diferentes, como PayPal, Visa, Apple Pay e Mastercard.

Que opções de pagamento posso adicionar?

As três maneiras mais populares de aceitar pagamentos na tua loja online são:

  1. Conta de comerciante e gateway de pagamento - fazes parceria com um banco, eles aceitam pagamentos por ti e canalizam o dinheiro para a tua conta bancária comercial
  2. Pacotes de gateway de pagamento - usas um software all-in-one, que conecta o carrinho de compras da tua loja à rede de processamento de cartões
  3. Processamento simplificado de pagamento com cartão de crédito - utilizas um serviço que se integra ao checkout da tua loja, tal como o gateway de pagamentos da Shopify. Os teus compradores não precisam sequer de sair do site para concluir uma compra.

Como escolho o melhor método de pagamento?

Estima quantas vendas esperas realizar e que tipo de pessoa vai comprar os teus produtos.

Descobre de onde são os teus clientes. Se tens clientes de diferentes países, tens de atender às necessidades de cada nacionalidade. Compradores americanos, por exemplo, têm preferências de pagamento diferentes dos compradores em Portugal.

Não escolhas uma forma de pagamento sem entender primeiro as necessidades da tua loja.

E quanto à segurança?

A segurança é uma grande preocupação para os compradores online. Mas podes eliminar todas as preocupações se tornares o teu site seguro. E é mais fácil do que podes pensar!

Os construtores de lojas online resolvem-te isso com certificados SSL. SSL significa Secure Socket Layer. O SSL criptografa os dados dos utilizadores, tornando a experiência de compra online totalmente segura. A maioria das plataformas de comércio eletrónico inclui SSL nos seus planos, mas, se não tiverem, podes comprá-lo como complemento.

Então, como é que eu sei que uma página tem SSL? Dá uma olhada na nossa página por exemplo. Podes ver o cadeado circulado no canto superior esquerdo:

Isto tem dois grandes benefícios para o teu negócio:

  1. Os clientes sentir-se-ão seguros a fazer compras na tua loja.
  2. O Google recompensará a tua loja com classificações mais altas.

O Shopify, por exemplo, já vem com SSL Security embutido e fornece acesso a mais de 100 gateways de pagamento, incluindo Visa, PayPal, Amazon e Apple Pay.

Quanto custam estas opções de pagamento?

Diferentes métodos de pagamento vêm com taxas e encargos diferentes. As taxas são muitas vezes combinadas, portanto, reserva um bocado de tempo para as desembaraçares.

Certifica-te de saberes exatamente quanto vais pagar e o que vais pagar. As taxas de cartão de crédito são inevitáveis. São cobradas pelo fornecedor do cartão e depois repassados ​​pelos construtores.

A cobrança geral pelo uso de processadores de pagamento varia, geralmente de entre 1% + 10cent por transação a 3% + 30cent por transação.

Se pretendes usar o próprio processador do Shopify, o Shopify Payments, todas as taxas de transação serão dispensadas da parte deles. Isto significa que, se aceitares um pagamento com cartão de crédito de 100 euros,  apenas pagas a taxa de 2,2% + 20cent nesse pagamento, diretamente do processador de pagamento individual.


8º Passo

Configura as opções de envio

Já adicionaste os produtos e as opções de pagamento. O próximo passo é garantir que possas entregar esses produtos.

Diferentes construtores de lojas online vêm com diferentes opções de envio. Consulta a tabela abaixo para obter mais informações sobre quais opções cada construtor de sites de comércio eletrónico oferece:

O Dropshipping é um serviço onde tu não guardas inventário dos produtos que vendes. Compras os produtos a uma empresa, que os envia aos teus clientes diretamente como se fosses tu, a preços mais elevados está claro. Lê o nosso artigo detalhado sobre dropshipping para saberes mais.


9º e Último Passo

Visualiza, testa e publica a tua loja online

Agora que já adicionaste os produtos, personalizaste o modelo da tua loja, configuraste os pagamentos e o envio, estamos quase lá. Mas há uma etapa importante antes de terminares de criar a tua loja online: testá-la.

Os criadores de sites de comércio eletrónico tornam muito fácil testar e visualizar a tua loja online antes de a publicares. Testar a tua loja é a melhor maneira de garantir que satisfazes as necessidades dos teus clientes.

Ao visualizar e testar a tua loja, verifica as seguintes coisas:

  • O teu checkout funciona?
  • Todas as funções da loja funcionam?
  • Verificaste o conteúdo?
  • A tua loja funciona no telemóvel?
  • Já testaste a tua loja em diferentes navegadores?

Por fim, Configura a Loja

Antes de clicares em publicar, a última coisa que deves fazer é verificar as configurações da tua loja! Sem as configurações adequadas, a tua loja poderá não funcionar corretamente.

Vai à secção "Configurações da loja" da tua plataforma e preenche as tuas preferências para cada um dos seguintes:

  • Idioma: seleciona o idioma que os teus clientes verão
  • Moeda: escolhe a tua moeda preferida
  • Fuso horário: definir o fuso horário certo ajuda a saber quando foram feitos os pedidos
  • Endereço: exibe as tuas informações de contato
  • Nome da loja: como aparecerá nos emails, na página inicial e nas pesquisas online da tua loja
  • Detalhes de contato: um número de telefone público e um endereço de e-mail voltado específico para os clientes
  • Configurações dos pedidos: define se desejas adicionar ou não impostos ao preço dos produtos
  • Configurações dos produtos: podes decidir quais informações exibir aos clientes, tais como o peso ou as classificações dos produtos

E quando estiveres satisfeito com tudo, clica em 'Publicar'!

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